sábado, 27 de dezembro de 2008

De volta a nazare

DE VOLTA A NAZARÉ
Sábado, 27 de dezembro


Leia:

Mateus 2:13-23; Ezequiel 17:22-24

“Ele será chamado Nazareno.” Mateus 2:23

Mensagem:


Milhares de pessoas no mundo deixam seus países todos os anos por causa de perseguição. Jesus também foi um fugitivo: seus pais o levaram de Belém para evitar que fosse morto por um rei paranóico. Cessado o perigo, José quis voltar para a Judéia, mas um sonho o direcionou para a Galiléia. Por isso, Jesus cresceu naquela região, na pequena cidade de Nazaré.

A condição de Jesus como “Nazareno” dificilmente anularia sua identidade como Filho de Davi. Nazaré traz à mente a palavra hebraica nezer, que significa “ramo”. Assim, a nova cidade de Jesus confirma a profecia: “Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.” (Isaías 11:1)

Plantei uma videira há vinte anos no meu quintal. Mudei-a de lugar três vezes, mas ela nunca floresceu. Tempos atrás, eu a cortei. Mas, apesar de eu ter desistido dela, a videira não se rendeu. Ainda brota todo ano — e a cada ano está mais vigorosa do que no ano anterior.

A árvore da família de Davi também fora cortada. Parecia estar morta, incapaz de cumprir o seu propósito. Mas, então, um renovo brotou de suas raízes. E deste renovo cresceu uma árvore tão grande que os pássaros puderam construir ninhos nos seus galhos!


Ore:

Senhor Jesus, estamos tão necessitados de um lar como Tu estiveste! Ajuda-nos a encontrar abrigo e segurança em ti. Com certeza, à sombra dos galhos do teu Reino, encontraremos descanso. Amém.

Pense:

Natal é florescer onde Deus nos plantar.

Nenhum comentário: