segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Como tornar o ar limpo

Como tornar o ar limpo


A maioria de nós considera o lar um abrigo contra os problemas ambientais, e pode causar surpresa saber que o ar de nossa casa pode ser duas ou três vezes mais poluído que o do exterior. As causas dessa poluição são muitas e variadas, mas uma administração bem-feita do lar pode reduzir esses efeitos.


Gases tóxicos

A queima de combustíveis e outros materiais dentro de casa pode liberar gases potencialmente perigosos, como dióxido de nitrogênio, que irrita olhos e garganta, e monóxido de carbono, que em doses baixas pode causar dores de cabeça e fadiga, e em doses altas pode ser fatal.

•Não fume cigarro, charuto ou cachimbo dentro de casa, pois fazem mal à saúde e liberam toxinas, como o benzeno, que é um cancerígeno em potencial.


•Prefira aquecedores e fogões que tenham condutores de fumaça. Se você tiver aquecedores sem chaminé, assegure uma ventilação adequada. Crianças expostas a aparelhos a gás sem chaminé têm mais probabilidade de contrair bronquite.

Cuidado!

Se a chama do gás de seu fogão estiver amarela, chame imediatamente o serviço de manutenção.


•Verifique se aquecedores e fogões estão em boas condições. Se a chama do gás estiver amarela, pode estar emitindo gases perigosos. Faça imediatamente a manutenção.


•Sempre que puder, examine as chaminés e os dutos exaustores para verificar entupimentos e vazamentos.


•Certifique-se de que as portas de fogões a lenha fechem bem.


•Se a garagem for colada à casa, o ideal é ter uma antecâmara à prova de ar ou porta impermeável ao ar entre a casa e a garagem. Os motores exalam vapores que contêm monóxido de carbono e benzeno.

O que não vemos

Muitos produtos de uso no lar, de tintas e vernizes até móveis e tapetes, emitem gases químicos.


•Tente não comprar móveis feitos de aglomerados de madeira, como chapas de compensados, de partículas ou de fibras de madeira, pois estas são geralmente feitas de compostos orgânicos voláteis (COVs). Uma opção é selá-los com verniz atóxico para evitar que os gases escapem ou guardar num local bem ventilado por uma semana antes de instalar dentro de casa.


•Selecione materiais naturais em vez de sintéticos. Muitas espumas e tecidos sintéticos emitem COVs.


•Opte por materiais que não precisam de substâncias químicas, como a microfibra.


•Compre produtos de higiene, cosméticos e perfumes sem substâncias químicas e fragrâncias sintéticas.


•Evite sprays em aerossol, incluindo repelentes de insetos e sprays de cabelo, pois eles emitem uma névoa fina que é facilmente inalada. Use produtos roll-on ou de bombear.


•Tente não usar perfumes e sprays em áreas onde permaneça por longos períodos, como o quarto.


•Se precisar disfarçar um odor desagradável, prefira uma alternativa natural ao desorizador de ambiente químico. Óleo de melaleuca e de eucalipto são eficazes.


•Escolha materiais naturais ao construir, reformar ou decorar a casa. Use tintas, vernizes e seladores à base de plantas.


•Ao comprar tintas, removedores, adesivos, combustíveis ou outros produtos químicos, leve a quantidade necessária, para evitar armazená-los em casa. Mas se for preciso, guarde-os em lugar bem ventilado, de preferência do lado de fora.


•Certifique-se de seguir atentamente as instruções de segurança e uso do fabricante ao utilizar produtos químicos, como agentes de limpeza, tintas, vernizes, seladores e adesivos.


•Antes de remover camadas de tintas velhas de uma parede ou móvel, é bom procurar saber se a tinta contém chumbo. Sabe-se que o chumbo causa danos neurológicos, especialmente em crianças. Se a tinta estiver em boas condições, o melhor provavelmente é não mexer; caso isso seja mesmo necessário, chame um especialista para removê-la.


•Mantenha todas as chapas, telhas ou painéis de amianto em boas condições ou, se precisar, peça a um profissional que os remova. Partículas de amianto levadas pelo ar podem causar uma série de doenças de pulmão, até mesmo câncer.

Respire fácil

A natureza também contribui para a mistura de poluentes com a qual convivemos: mofo, bolor, fungos, pólen, ácaros, bactérias das fezes de animais e insetos, partículas de saliva e de pêlos dos animais de estimação – todos proliferam em condições de umidade e podem ser levados pelo ar, desencadeando asma, alergias e outras doenças.

Atenção

Tintas e vernizes são grandes fontes de COVs. Sempre prefira produtos com baixos teores de COVs ou à base de plantas.


•Se a umidade for um problema, verifique a impermeabilização, se tiver uma, ou acrescente uma nova. Se sua casa estiver sobre uma laje de concreto, peça a um especialista que verifique a impermeabilização embaixo dela. Às vezes surgem buracos, deixando a umidade entrar em casa. Um tratamento na superfície é normalmente a solução mais eficaz para esse problema.


•Mantenha a estrutura de sustentação do piso e o sótão bem ventilados. Você pode acrescentar novos respiradouros de metal prensado à estrutura de sustentação do piso. Para o sótão, use ventiladores “de telhado”, que usam a força do vento para extrair o ar viciado.


•Elimine qualquer água estagnada ou superfície permanentemente molhada sob a casa ou perto dela.


•Se a ventilação não for satisfatória, use exaustores para retirar a umidade do ar dos banheiros e cozinhas. Eles também podem ajudar a remover gases químicos emitidos por aquecedores, fogões, e móveis e materiais sintéticos.


•Limpe e seque imediatamente os tapetes e materiais de construção danificados pela água ou então os retire. Materiais úmidos constituem terreno fértil para mofo e bactérias.


•Mantenha limpos umidificadores e aparelhos de ar condicionado. Os microrganismos que se reproduzem nesses lugares podem causar doenças respiratórias sérias. Limpe as bandejas de evaporação desses aparelhos e das geladeiras regularmente.


•Mantenha os animais de estimação limpos e livres de infestações de insetos.


Dica

Se precisar de carpete, escolha um de fibras naturais e peça ao instalador que use métodos mecânicos em vez de adesivos.


•Limpe, tire o pó e ventile a casa regularmente para reduzir pólen, ácaros, além de escamas da pele, fezes e pêlos dos animais. Os ácaros não toleram água quente ou vinagre, assim limpar as superfícies com uma solução de vinagre quente é uma boa maneira de se livrar deles.


•Areje camas, colchões e roupas de cama regularmente. Lave as roupas de cama em água quente ou pendure-as ao sol por 3 horas para eliminar os ácaros, o mofo e o bolor.


•Se você ou alguém em casa sofre de alergia ou asma, tente remover os tapetes e outras peças de mobiliário que possam atrair ácaros. Alternativas mais saudáveis de revestimento de assoalho incluem tábua corrida, cortiça, linóleo e cerâmica.


•Durma com a janela aberta, se for seguro. Você passa longos períodos no quarto expirando dióxido de carbono e vapor d’água, então é uma boa idéia deixar que entre ar fresco o máximo possível.
Radiações do mal

Fontes de energia elétrica e aparelhos elétricos criam campos eletromagnéticos. Pesquisas sugerem que esses campos podem estar associados ao risco maior de certos tipos de câncer e ao mal de Alzheimer. Minimize os riscos.

•Reduza o número de aparelhos ligados ao mesmo tempo.
•Não se sente perto de aparelhos por longos períodos.
•No quarto, remova os aparelhos desnecessários ou tire-os da tomada antes de dormir, principalmente os que têm transformador integrado.
•Não durma com a cabeça perto de uma fonte de energia elétrica ou de um aparelho (mantenha o despertador a cerca de um metro de sua cabeça, por exemplo).
•Não ponha sua cama junto a uma parede que tenha aparelhos do outro lado.
•Escolha um computador com tela de cristal líquido, que emite menos radiação e usa menos energia.

Fonte: howstuffworks

sábado, 5 de setembro de 2009

ONIPOTÊNCIA E ONIPRESENÇA

Onipotência e onipresença

Texto Bíblico básico: Cl 1:13-19

Nos versos treze a dezenove do primeiro capítulo da Carta aos Colossenses, Paulo nos apresenta uma maravilhosa exposição sobre a Pessoa de Cristo. Neste texto, somos informados da singularidade de Sua Pessoa: Ele é nosso Redentor e nosso Libertador, mas também é a Imagem do Deus Invisível, o Primogênito de toda a criação; nEle e por Ele foram criadas todas as coisas, sendo sustentador e tudo. Paulo revela-nos, ainda, que Jesus é a Cabeça da Igreja e o Primogênito de entre os mortos. NEle, reside toda plenitude da Divindade. Vejamos, portanto, quão profundas e preciosas são as informações sobre a Pessoa de Cristo neste trecho tão especial de Colossenses.

1. JESUS, O NOSSO REDENTOR
Um dos grandes objetivos do apóstolo Paulo nos versos treze a dezenove do primeiro capítulo de Colossenses é revelar-nos coisas especiais sobre a Pessoa de Cristo. E ele o faz, com o objetivo de nos mostrar que a singularidade do Senhor Jesus é o fundamento para uma vida debaixo do Seu senhorio. Para o apóstolo, trata-se de uma compreensão essencial. Isto quer dizer que é absolutamente necessário que compreendamos bem o fato de que Jesus Cristo é o Senhor e que nós devemos nos submeter a Ele. Segundo Paulo, isto é fundamental para uma vida cristã bem sucedida. Sem esta compreensão não poderá sequer haver vida cristã no seu verdadeiro sentido!

A primeira grande informação que encontramos no texto que pretendemos analisar é de que Jesus é nosso Redentor: "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor, no Qual temos a redenção, a remissão dos pecados." (Cl 1:13-14, na ARA, com grifos nossos).
Duas observações precisam ser analisadas aqui. A primeira delas é que o Senhor Jesus realizou uma obra de trasladação, ou seja, uma mudança de lado. No original grego, encontramos aqui o verbo methístemi, "transpor", "transferir", "remover de um lugar para outro". Este é um aspecto fundamental na vida cristã: Paulo está nos dizendo que Jesus nos arrancou do império das trevas e da morte e nos transferiu, por assim dizer, nos removeu para o Seu Reino. Exatamente por esta causa é que Ele operou a nossa Redenção. Na língua do NT, encontramos o substantivo apolútrosis, "uma libertação efetuada pelo pagamento de um resgate", que por sua vez origina-se de outro substantivo, lútron, "o preço de redenção", "o resgate pago pelos escravos cativos", "o resgate da vida". Segundo Paulo, foi exatamente isto que Jesus operou em nosso favor: Ele pagou com o Seu sangue o preço de nossa libertação, tornando-se, assim, nosso Redentor e Senhor.

Paulo ainda nos informa que recebemos a Remissão de nossos pecados. No grego temos o substantivo áphesis, "livramento da escravidão ou prisão", "remissão ou perdão de pecados", "remissão da penalidade". Além de termos sido resgatados, somos livres da escravidão e da penalidade, a fim de podermos viver em novidade de vida (cf. 1Co 5:17). É exatamente isto que sugere o substantivo áphesis: nossa situação muda tão radicalmente que é como se nossos pecados nunca tivessem sido cometidos. Uma realidade sobre a qual Isaías havia falado sete séculos antes: "Assim diz o Senhor, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda; Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não Me lembro." (Is 43:16,25, na ACF, com grifos nossos).

CONCLUSÃO

O Senhor Jesus é a perfeita representação de Deus. Uma revelação importantíssima, pois Ele não é apenas e simplesmente um homem divinizado ou um deus humanizado. Mas o próprio Deus que Se fez carne e habitou entre nós (cf. Jo 1:14), morreu por nossos pecados (cf. Rm 5:6), ressuscitou dentre os mortos (cf. 1Co 15:20), subiu aos céus (At 1:2), intercede por nós (Hb 7:25) e um dia voltará para nos levar para Si (Jo 14:3). Verdades tão profundas que alteram a "rotina" tanto da terra, quanto dos céus!


Lázaro Soares de Assis
Fonte: www.atosdois.com.br